Categorias

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Como escolher um bom nome para a sua empresa

postado por Debora Carrari - 27/06/11 às 17:50


Enquanto um nome criativo e apropriado pode impressionar consumidores e agradar aos seus clientes, escolher um nome sem originalidade e sem graça para a sua empresa pode transmitir a mensagem errada: falta de entusiasmo com relação ao negócio.  No entanto, nunca é tarde para mudar. Algumas das maiores empresas do mercado internacional trocaram de nomes quando uma ideia melhor apareceu.
O nome certo para a sua empresa pode surgir um instante, ou ser o resultado de uma cuidadosa pesquisa de mercado e consultoria com especialistas em marketing. Não existe uma fórmula mágica para isso, mas existem algumas características comuns a todos os nomes de sucesso de empresas líderes em seus mercados. Veja a seguir quais são elas com as dicas da equipe do portal norte-americano para empreendedores Inc.com.

Nome certo
Estas são 5 características comuns a todos os bons nomes de empresas:
1- O nome “gruda”, “pega”
Bons nomes de empresas ficam gravados na memória facilmente. Durante o processo de brainstorming, dedique tempo suficiente (pelo menos uma semana) para avaliar as ideias e decidir. Mesmo depois de criar boas opções de nomes, continue com o brainstorming por mais uma semana. As melhores opções serão aquelas que são lembradas sem a necessidade de olhar a lista novamente. Esses são os nomes que têm maior potencial de “gravação” na memória dos consumidores.
2- Curto é bom
O que nomes como Apple, Nike, Twitter, Pixar ou eBay têm em comum? A resposta é simples: duas sílabas. Estudos mostram que a brevidade é o melhor caminho para a memorização. Por isso, empresas com nomes curtos são lembradas com mais frequência pelos consumidores.
3- Ele é funcional
Para escolher o nome certo, leve em consideração a função específica que a sua empresa deve ter, ou o serviço que pretende prestar. O nome precisa refletir bem essa ideia.
4- Eles contam uma história
Inspiração para o nome certo pode vir a qualquer momento, ou de qualquer pessoa. O dono da Caterpillar, líder mundial na produção de veículos como tratores e guindastes, escolheu seu nome a partir da observação de um colaborador: “Esse trator rasteja como uma lagarta (caterpillar, em inglês).
5-Eles criam uma nova linguagem
Inventar uma palavra não deve ser um último recurso. Ao contrário, deve ser a primeira opção. Combinar duas palavras ou conceitos é pensar fora da caixa e mostrar capacidade criativa. Consumidores gostam disso.
Fonte: blogdoempreendedor.com.br

0 comentários:

Postar um comentário