Categorias

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Apistograma cacatuoides




Apistograma cacatuoides (Apistograma Cacatuoides)

Temperatura: 24 - 28 oC
pH: 6,2 - 7,2
Dureza da água: mole
Tamanho: 7 cm
Aquário mínimo: 50 litros
Sociabilidade: Casal ou sozinho
Comportamento: Peixe territorial e agressivo com membros do mesmo gênero. Vive bem em casal. Para aquário comunitário é indicado o macho sozinho.
Alimentação: Onívoro. Ração e alimentos vivos em geral.
Características: Este é um dos apistos mais conhecidos no aquarismo devido ao comportamento e cores exuberantes. O cacatuoide é adequado para aquários plantados. Apesar da ampla faixa de pH, apreciam águas mais ácidas. Um aquário ideal para esta espécie deve possuir troncos e folhas, formando esconderijos, substrato fino e fácil de ser cavado, plantas flutuantes para ajudar a criar mais áreas de sombras, temperatura um pouco mais elevada, a partir dos 26ºC e água bem mole.
Reprodução: Ovípara, ocorre com certa facilidade em cativeiro. O macho é maior, possui um colorido mais intenso e os primeiros raios da nadadeira dorsal mais desenvolvido. A fêmea possui coloração amarelada, pontas das nadadeiras anal, dorsal e caudal arredondadas, ventre roliço, é menor que o macho e dependendo da ocasião apresenta uma faixa negra vertical nas nadadeiras ventrais e um único ocelo negro no meio do corpo.  A água com pH mais ácido gera mais machos e a água com pH mais alcalino gera mais fêmeas entre os filhotes. O casal irá limpar uma toca para a desova. Quando os filhotes começarem a nadar perto da toca a fêmea ficará com coloração amarela bem forte e muito agressiva com o macho, portanto é o recomendado retirá-lo do aquário para evitar o estresse de ambos.

Tags: Peixe, apistograma, cacatuoides, aquário, água doce.

0 comentários:

Postar um comentário