Categorias

segunda-feira, 27 de junho de 2016

O que é Mediação, Conciliação e Arbitragem?

ARBICOM – Câmara de Arbitragem, Conciliação e Mediação

O que é Mediação, Conciliação e Arbitragem?
São métodos de resolução de conflitos sem a necessidade de entrar com uma ação no Poder Judiciário.
Qual a diferença entre Mediador, Conciliador e Árbitro?
O Mediador é um profissional devidamente qualificado para auxiliar os envolvidos no conflito, a identificar as questões e os interesses reais e fazer com que as partes restabeleçam o diálogo e possam juntas construir a melhor solução para o conflito, devendo atuar preferencialmente nos casos em que já existe um vínculo anterior entre as partes, como por exemplo nos conflitos familiares, conflitos entre sócios, conflitos entre colegas de trabalho. 
O Conciliador também é um profissional capacitado para conduzir e restabelecer o diálogo entre as partes, para que elas alcancem a solução desejada, podendo o conciliador sugerir soluções para o conflito, devendo atuar preferencialmente nos casos em que não há um vínculo anterior entre as partes, como por exemplo uma batida de carro, uma questão envolvendo consumidor e fornecedor.
Por fim, temos a figura do Árbitro que atuará como um “juiz” no conflito, devendo ter conhecimento específico do assunto tocante ao litígio e a confiança das partes, desejável também que tenha conhecimentos básicos sobre direito e arbitragem, ele irá conduzir o procedimento arbitral observando os princípios norteadores do mesmo, dando oportunidades iguais para ambas as partes, seguindo as regras pertinentes ao procedimento, e ao final proferirá uma decisão sobre o conflito.

O Mediador, o Conciliador e o Árbitro são imparciais e devem seguir os princípios éticos e legais, essenciais para o exercício de suas funções.


 Av. Rosa Cirilo de Castro, nº 90, sala 06, Jardim Polo Centro, na cidade de Foz do Iguaçu – PR, (45) 3027-2538 (45) 9900-3514 TIM (45) 9123-9164 VIVO/Whatsapp, arbicomfoz@gmail.com. 

0 comentários:

Postar um comentário